A universidade é um espaço de ensino e aprendizagem pluridisciplinar,
que promove a formação profissional e científica nas diversas áreas
do conhecimento. É natural que se constitua um espaço de trocas e de
partilha de saberes, o que ocorre nas modalidades oral e escrita da
linguagem.
Assim, um estudante universitário, seja na graduação ou pós-graduação,
necessita desenvolver competências de linguagem verbal
e não verbal que lhe possibilitem interagir nesse meio para acessar
conhecimentos científicos disponíveis de modo impresso ou digital
bem como compartilhar saberes, valendo-se dos gêneros textuais
orais e escritos usuais na vida acadêmica.
Nas atividades profissionais, também são exigidas competências
que permitam a todos acompanhar as transformações do mundo
do trabalho e dos gêneros textuais da esfera empresarial que, no
contexto das tecnologias digitais, vêm se modificando, adquirindo
novas particularidades e formas de funcionamento.
Portanto, tendo em vista que o desenvolvimento de competências
leitoras, escriturais, de fala e de escuta são aprimoradas ao longo
da vida, acreditamos que, ao ingressar na universidade, o acadêmico
necessita de suporte pedagógico para reflexão acerca dos usos da
linguagem acadêmico-científica.
Considerando essa demanda, elaboramos esta coleção, nos valendo
de vasta bagagem acumulada pela nossa prática como docentes de
leitura e produção de textos acadêmicos, com vistas a oferecer a você
um material que lhe possibilite praticar e refletir sobre atividades
leitoras, escriturais, de fala e de escuta em contextos acadêmicos
e profissionais. Para isso, empregando linguagem clara e acessível,
criamos estratégias para conduzi-lo a realizar as atividades propostas
nos volumes desta coleção.
No volume 1 - LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS ACADÊMICAS
– a unidade de abertura vai possibilitar a você tomar consciência de
como se processa a leitura, mais especificamente, a leitura de textos
que circulam na esfera de divulgação científica.
As atividades propostas têm a intenção de evidenciar que a construção
de sentidos para os textos vai muito além da mera decifração de sinais
gráficos. Para atualizar o sentido, deve-se recorrer ao contexto de
produção textual, bem como fazer inferências.
Como estudante, você, provavelmente, será solicitado a escrever
resumos em diferentes disciplinas do seu curso, pois essa é uma
tarefa amplamente requerida por professores, no meio universitário,
a fim de aferir competências de leitura e escrita, por isso esse gênero
textual foi contemplado na segunda unidade.
Certamente você já percebeu que resumo e resenha guardam
semelhanças entre si por se reportarem a outros textos, assim as
fronteiras entre ambos não são estanques. O que caracteriza uma
resenha? Que aspectos tem em comum com o resumo? Onde são
publicadas resenhas acadêmicas? Quais procedimentos possibilitam
produzir uma boa resenha? Respostas a essas perguntas são a
proposta da terceira unidade do volume.
Na quarta unidade, são abordadas as habilidades comunicativas para
o contexto das interações acadêmicas formais, presenciais ou on-line.
Em sala de aula, a exposição oral é uma oportunidade para você
apresentar informações a um público (colegas de graduação ou pós-graduação,
professores, pesquisadores, membros da comunidade
acadêmica), compartilhar ideias e influenciar pessoas, por isso requer
suporte pedagógico para alcançar êxito nessa prática de letramento.
Já o volume 2 - LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS
PROFISSIONAIS - foi dedicado a desenvolver práticas de leitura e
escrita de domínio profissional, ou seja, tem o propósito de ajudar
você a entender melhor como agir diante de situações cotidianas que
um experiente leitor e produtor de textos. Dessa forma, terá
oportunidade de aperfeiçoar seu desempenho em diferentes espaços
profissionais, entendendo-se melhor enquanto sujeito cidadão e ator
de sua própria história.
Na unidade de abertura, são apresentadas as peculiaridades do
edital, os usos da língua nesse gênero textual para que você possa
estar mais preparado quando precisar utilizá-lo. A segunda unidade
contempla práticas escriturais empreendedoras responsáveis por
promover a geração de recursos, como é o caso dos projetos culturais,
gênero discursivo que possibilita aos cidadãos usufruírem do acesso
às leis de incentivo à cultura. Na lição seguinte, o objeto de estudo
é um gênero textual recorrente no mundo do trabalho, o curriculum
vitae, que requer composições diferenciadas conforme o contexto
sociocomunicativo.
Na unidade três, propomos um trabalho com gêneros orais que
circulam na esfera profissional, para que você tenha a possibilidade
de se aperfeiçoar ganhando desenvoltura, a fim de empregá-los
com segurança. São três os gêneros textuais abordados: entrevista
de emprego, apresentação pessoal em vídeo e apresentação oral no
ambiente corporativo.
Esperamos que as práticas de oralidade, leitoras e escriturais
apresentadas nesta coleção sejam uma contribuição significativa
para você ler e produzir com autonomia alguns dos gêneros textuais
recorrentes nos ambientes acadêmico e corporativo.
Queremos aqui expressar nossos agradecimentos à Editora Lintera
por apoiar nosso projeto.
As autoras
Curitiba, setembro de 2022.