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LANÇAMENTO

LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS ACADÊMICAS
LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS PROFISSIONAIS

Os dois primeiros volumes da coleção

Leitura, oralidade e escrita

A universidade é um espaço de ensino e aprendizagem pluridisciplinar, que promove a formação profissional e científica nas diversas áreas do conhecimento. É natural que se constitua um espaço de trocas e de partilha de saberes, o que ocorre nas modalidades oral e escrita da linguagem.
Assim, um estudante universitário, seja na graduação ou pós-graduação, necessita desenvolver competências de linguagem verbal e não verbal que lhe possibilitem interagir nesse meio para acessar conhecimentos científicos disponíveis de modo impresso ou digital bem como compartilhar saberes, valendo-se dos gêneros textuais orais e escritos usuais na vida acadêmica.
Nas atividades profissionais, também são exigidas competências que permitam a todos acompanhar as transformações do mundo do trabalho e dos gêneros textuais da esfera empresarial que, no contexto das tecnologias digitais, vêm se modificando, adquirindo novas particularidades e formas de funcionamento. Portanto, tendo em vista que o desenvolvimento de competências leitoras, escriturais, de fala e de escuta são aprimoradas ao longo da vida, acreditamos que, ao ingressar na universidade, o acadêmico necessita de suporte pedagógico para reflexão acerca dos usos da linguagem acadêmico-científica.
Considerando essa demanda, elaboramos esta coleção, nos valendo de vasta bagagem acumulada pela nossa prática como docentes de leitura e produção de textos acadêmicos, com vistas a oferecer a você um material que lhe possibilite praticar e refletir sobre atividades leitoras, escriturais, de fala e de escuta em contextos acadêmicos e profissionais. Para isso, empregando linguagem clara e acessível, criamos estratégias para conduzi-lo a realizar as atividades propostas nos volumes desta coleção.
No volume 1 - LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS ACADÊMICAS – a unidade de abertura vai possibilitar a você tomar consciência de como se processa a leitura, mais especificamente, a leitura de textos que circulam na esfera de divulgação científica. As atividades propostas têm a intenção de evidenciar que a construção de sentidos para os textos vai muito além da mera decifração de sinais gráficos. Para atualizar o sentido, deve-se recorrer ao contexto de produção textual, bem como fazer inferências.
Como estudante, você, provavelmente, será solicitado a escrever resumos em diferentes disciplinas do seu curso, pois essa é uma tarefa amplamente requerida por professores, no meio universitário, a fim de aferir competências de leitura e escrita, por isso esse gênero textual foi contemplado na segunda unidade. Certamente você já percebeu que resumo e resenha guardam semelhanças entre si por se reportarem a outros textos, assim as fronteiras entre ambos não são estanques. O que caracteriza uma resenha? Que aspectos tem em comum com o resumo? Onde são publicadas resenhas acadêmicas? Quais procedimentos possibilitam produzir uma boa resenha? Respostas a essas perguntas são a proposta da terceira unidade do volume.
Na quarta unidade, são abordadas as habilidades comunicativas para o contexto das interações acadêmicas formais, presenciais ou on-line. Em sala de aula, a exposição oral é uma oportunidade para você apresentar informações a um público (colegas de graduação ou pós-graduação, professores, pesquisadores, membros da comunidade acadêmica), compartilhar ideias e influenciar pessoas, por isso requer suporte pedagógico para alcançar êxito nessa prática de letramento.
Já o volume 2 - LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA: PRÁTICAS PROFISSIONAIS - foi dedicado a desenvolver práticas de leitura e escrita de domínio profissional, ou seja, tem o propósito de ajudar você a entender melhor como agir diante de situações cotidianas que um experiente leitor e produtor de textos. Dessa forma, terá oportunidade de aperfeiçoar seu desempenho em diferentes espaços profissionais, entendendo-se melhor enquanto sujeito cidadão e ator de sua própria história.
Na unidade de abertura, são apresentadas as peculiaridades do edital, os usos da língua nesse gênero textual para que você possa estar mais preparado quando precisar utilizá-lo. A segunda unidade contempla práticas escriturais empreendedoras responsáveis por promover a geração de recursos, como é o caso dos projetos culturais, gênero discursivo que possibilita aos cidadãos usufruírem do acesso às leis de incentivo à cultura. Na lição seguinte, o objeto de estudo é um gênero textual recorrente no mundo do trabalho, o curriculum vitae, que requer composições diferenciadas conforme o contexto sociocomunicativo.
Na unidade três, propomos um trabalho com gêneros orais que circulam na esfera profissional, para que você tenha a possibilidade de se aperfeiçoar ganhando desenvoltura, a fim de empregá-los com segurança. São três os gêneros textuais abordados: entrevista de emprego, apresentação pessoal em vídeo e apresentação oral no ambiente corporativo.
Esperamos que as práticas de oralidade, leitoras e escriturais apresentadas nesta coleção sejam uma contribuição significativa para você ler e produzir com autonomia alguns dos gêneros textuais recorrentes nos ambientes acadêmico e corporativo. Queremos aqui expressar nossos agradecimentos à Editora Lintera por apoiar nosso projeto.
As autoras
Curitiba, setembro de 2022.

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