O Conselho Editorial da Lintera é formado por reconhecidos pesquisadores das várias áreas do Campo da Linguagem. Sua função é indicar, propor e aconselhar projetos e publicações nessas áreas.

Dra. Aparecida de Jesus Ferreira - UEPG
Aparecida Ferreira Possui Pós-doutorado (2015), e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Já publicou quatorze livros no Brasil. Publicou também um livro nos Estados Unidos. Tem vários artigos publicados em livros e periódicos científicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Angola, Portugal, Colômbia e Espanha. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (Línguas Adicionais e Língua Portuguesa), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de línguas adicionais, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, análise de livro didático, letramentos escolares, e os processos de construção de identidades sociais de professores de línguas, e de identidades sociais raça e gênero. É parecerista de vários periódicos. Foi, pesquisadora visitante pelo Kings College London - Universidade de Londres, Inglaterra (2014-2015 e em 2018 por 6 meses licença sabática). Professora visitante na University of Bristol, Inglaterra, pesquisa sabática de fevereiro 2020 a julho 2020.

Dra. Angela Mari Gusso – PUC/PR
Angela Gusso Formada em Letras Português (1976), possui mestrado (1996) e doutorado em Letras (2011), ambos na área de concentração de Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participa da organização do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa da mesma instituição. É membro do grupo de pesquisa Teorias e Análises da Linguagem e Linguística Aplicada (CNPQ/PUCPR, desde 2003). Tem experiência na área de psicolinguística, com ênfase em aquisição de escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais/discursivos, ensino e aprendizagem de língua materna e letramento acadêmico.

Dra. Cloris Porto Torquato - UEPG
Cloris Torquato Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, ideologias linguísticas, formação de professores, prática pedagógica, letramentos, discurso (Círculo de Bakhtin), interculturalidade e estudos decoloniais. Desenvolve projeto de extensão em Português Língua Adicional, no qual trabalha com todos os temas explicitados acima.

Dr. Diego Gomes do Valle - UEPG
Diego Valle Possui Graduação em Letras Licenciatura Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2007), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2010) e é Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2014), com tese sobre o escritor gaúcho João Gilberto Noll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria Literária, Língua e literatura em língua espanhola. Os seguintes autores e temas são de interesse: Mikhail Bakhtin, René Girard, Fiódor Dostoiévski, João Gilberto Noll, Jorge Luis Borges, Guimarães Rosa, David Foster Wallace, prosaísmo, tempo e narrativa, narrador, corpo grotesco, filosofia e literatura. Atua há oito anos seguidos como professor colaborador da UEPG. Atualmente, professor do Ensino Médio e anos finais do Fundamental no Colégio SEPAM.

Dra. Elaine Ferreira do Vale Borges - UEPG
Elaine Borges Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e pós-doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha). Trabalhou como teacher assistent no The Joseph H. Lauder Institute of Managment and International Studies da Universidade da Pennsylvania (EUA). Foi diretora cultural da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação em ensino e aprendizagem/aquisição de línguas adicionais (incluindo Libras como L2) e teoria da complexidade/caos, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens de ensino e pedagogia de línguas adicionais, aquisição de segunda língua e desenvolvimento de professores de línguas adicionais. Atualmente, é Professora Adjunta C do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês), ministrando a disciplina “O Estágio e a Formação do Docente de Língua Inglesa”; e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), ministrando as disciplinas “Abordagens de Ensino e de Aprendizagem de Línguas Adicionais” e “Ensino de Língua Inglesa e Material Didático: análise, produção e avaliação”; (essa em conjunto com outros docentes do PPGEL). Nesta mesma instituição, desenvolve o Projeto de Pesquisa Continuada “Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais”; Projetos de Extensão voltados para a formação de professores pré e em serviço de língua inglesa e é Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciaturas em Letras; já tendo sido uma das Coordenadoras Pedagógicas do Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC), Coordenadora Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras da SESu/MEC, do Projeto Paraná Fala Inglês da SETI/PR e Coordenadora do Subprojeto PIBID-Inglês da CAPES. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Complexidade do Diretório de Pesquisa CNPq (https://grupolinc.blogspot.com.br).

Dr. Henrique Evaldo Janzen - UFPR
Henrique Janzen Possui graduação em Licenciatura em Letras Alemão Português pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado pela UFRGS. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: interculturalidade, ensino, língua estrangeira, literatura e aproximações pedagógicas.

Dra. Neiva Maria Jung - UEM
Neiva Jung Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Atua na graduação e pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) desta Universidade. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando sobre os seguintes temas: letramento, identidades sociais, multilinguismo, etnografia e fala-em-interação social. Coordena o grupo de pesquisa Letramento, Etnografia, Interação, Aprendizagem e Multilinguismo (LEIAM).

Dra. Renata de Oliveira Carreon - UEPG
Renata Carreon Formada em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em português e espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e membro participante do Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursividades Multimodais (LEEDIM). Mestrado (2013) e Doutorado (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar. Realizou estágio doutoral em Buenos Aires (UBA - Argentina) com o Prof. Dr. Mariano Dagatti (CAPES/PDSE). Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisa na área de Análise do discurso de orientação francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso político, campanha eleitoral, redes sociais, ethos, discurso religioso.